Com 100 anos de atividade, a história da Galucho começa em 1920, em São João das Lampas, pela mão do nosso fundador, José Francisco Justino, um jovem de espírito empreendedor que se especializou no desenvolvimento de arados e arruas.


A empresa cresceu significativamente, liderando o processo de mecanização da agricultura ibérica. A Galucho alcançou uma posição de destaque no mercado ibérico, sendo regularmente associada à modernização da agricultura.


A empresa expandiu a sua área de atuação, dedicando-se não só aos equipamentos agrícolas mas também ao setor dos transportes.


Atualmente a Galucho desenvolve a sua atividade a uma escala internacional com postos de produção em Portugal e na Argélia. Contamos ainda com um vasto leque de parceiros estratégicos que colocam a Galucho a operar numa dimensão mundial.

História

1920 – 1940, fundação da empresa
José Francisco Justino (1889-1957), conhecido como José Galucho, instala em 1920 uma oficina de ferreiro em São João das Lampas para o fabrico de ferramentas e utensílios manuais para a agricultura, alfaias agrícolas de tração animal, carroças e carros de boi.
1940 – 1950, o crescimento
As primeiras máquinas agrícolas importadas não suportavam a dureza dos solos portugueses. José Galucho, já com a ajuda dos seus filhos, deteta uma oportunidade de negócio e começa a reparar e a reforçar essas máquinas.
1950 – 1960, tecnologia e engenharia própria
José Francisco Justino e os seus filhos começam a desenhar e fabricar os seus próprios equipamentos agrícolas já adaptadas à realidade agrícola portuguesa. Revelam-se um sucesso e rapidamente se impõem às máquinas importadas da Europa.
1960 – 1970, a fabricação em escala
Os filhos (2ª geração), agora à frente da empresa, investem numa nova fábrica com os melhores meios de produção disponíveis à data. A GALUCHO começa a produzir equipamentos em larga escala para os setores da Agricultura e dos Equipamentos de Transporte, uma unidade de negócio entretanto criada. A GALUCHO especializa-se no fabrico de grades de discos pesadas, uma nova gama de produto desenhada para responder às necessidades dos agricultores nas ex-colónias portuguesas em África, especialmente Angola e Moçambique.
1970 – 1980, a expansão internacional
Em 1974 a empresa instala uma fábrica em Angola. As vendas aumentam não só na Europa mas também no Médio Oriente e África. A fábrica de São João das Lampas serve de base de produção e exporta em grande escala para países como Angola, Marrocos, Nigéria, Arábia Saudita e Venezuela. A GALUCHO começa a participar nas mais importantes feiras internacionais de maquinaria agrícola em França, Reino Unido, Espanha e Alemanha. Em 1980 compra os primeiros robôs de soldadura.
1980 – 1990, empresa à escala global
A GALUCHO cria parceria com os tratores Steyr (Áustria) e reforça a presença em África, América Latina, Médio e Extremo Oriente. Com a entrada de Portugal na União Europeia, foram criadas as subsidiárias GALUCHO España, GALUCHO France e GALUCHO Deutschland. Em 1985 a GALUCHO transforma-se em sociedade anónima e assume uma gestão mais profissionalizada com a entrada na administração dos primeiros membros da 3ª geração. A unidade de negócio de Transporte foi alvo de investimentos avultados para desenvolvimento de novos produtos.
1990 – 2000, desenvolvimento de novos produtos
Uma nova unidade de produção é construída em Albergaria-a-Velha para responder ao aumento da procura dos equipamentos GALUCHO e da diversificação da gama. Parceria com a AGRAM (França), GOLDHOFER (Alemanha) e SIMBA (Reino Unido), para desenvolvimento conjunto de engenharia de produto e fabrico de equipamentos agrícolas especiais. Fabrico da primeira linha de semirreboques.
2000 – 2010, crescimento da divisão de transportes
Investimentos avultados nas infraestruturas das fábricas e instalação de sofisticados meios de produção, de software, de engenharia e de apoio à gestão. Grande expansão das vendas da Divisão de Transportes sobretudo para Espanha, onde alcança a liderança de mercado, e também para França e Alemanha.
2010 – 2020, novos desafios
Constituição da GALUCHO Algérie, uma joint-venture com o governo da Argélia para fabrico local de maquinaria agrícola. Parceria com a Farming Agrícola (Espanha) e AGCO (Massey Ferguson) para os mercados de África e Médio Oriente. Em 2015, a GALUCHO apresentou uma imagem renovada, um novo logótipo e um novo slogan: Soluções Eficientes. Inauguração do Training Center (2019) para formação dos próprios recursos humanos e para treino e formação comercial e técnica dos seus distribuidores.
2020, 100 anos de história
Com 100 anos de existência, a GALUCHO comemora o passado lembrando todos aqueles que contribuíram para a sua evolução e crescimento, bem como a inovação constante e os processos de Engenharia que nos levam a ser líderes de mercado. Perspetivamos com ambição o futuro.

Livro comemorativo do centenário:

100 anos de Galucho